Investigação da atividade alelopática de Annona coreacea e Annona dioica sobre Brachiaria brizantha, Euphorbia heterophylla e Ipomoea grandifolia
PDF

Palavras-chave

alelopatia
germinação
Anonnacea
inibição
planta daninha

Como Citar

Souza Silva, B. A., Inoue, M. H., Santana, D. C., Santana, C. T., Pereira, K. M., & Possamai, A. C. S. (2009). Investigação da atividade alelopática de Annona coreacea e Annona dioica sobre Brachiaria brizantha, Euphorbia heterophylla e Ipomoea grandifolia. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9294

Resumo

O objetivo foi avaliar o efeito do extrato bruto de Annona coreacea e Annona dioica sobre a germinação de Brachiaria brizantha, Euphorbia heterophylla e Ipomoea grandifolia. Extratos de folhas A. dioica foram preparados por meio de infusão em solução hidroalcoólica. Posteriormente folhas de A. dioica foram fracionadas, utilizando-se solventes em ordem crescente de polaridade, obtendo extrato de diclorometano e metanólico. Os extratos hidroalcoólico, diclorometano e metanólico foram submetidos a testes de germinação, nas concentrações de 0, 1, 2 e 4% (p/v). Nos bioensaios, 25 sementes de uma espécie receptora foram distribuídas dentro de cada placa Petri após a adição dos extratos, e conduzidas em BOD a 25°C e fotoperíodo de 12 horas, durante 10 dias com avaliação diária. Os resultados indicaram efeito alelopático dos extratos hidroalcoólicos além de influência sobre o IVG de B. brizantha, E. heterophylla e I. grandifolia. Contatou-se também interferência do extrato diclorometano e metanólico no IVG de E. heterophylla.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.