Agricultura Urbana – Um desafio Que Quebra Paradigmas e Se Transforma Em Experiência Exitosa
PDF

Palavras-chave

agroecologia
geração de renda
laboratório vivo.

Como Citar

de Sousa Cordeiro, N. M. N. (2009). Agricultura Urbana – Um desafio Que Quebra Paradigmas e Se Transforma Em Experiência Exitosa. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9289

Resumo

O Projeto de Agricultura Urbana e Inclusão Social ao longo dos últimos seis anos está presente no espaço urbano de Natal, Capital do RN. Em princípio, mediante a desativação do lixão, atendeu à demanda de adaptação dos catadores de lixo desalojados. Estes aprenderam as técnicas de cultivo de hortaliças com bases nos princípios da agroecologia. O projeto se expandiu e chegou às escolas públicas. Com essa proposta bipartida o projeto atende a produtores de hortas de geração de renda inseridos em bolsões de pobreza e que apresentam elevado índice de insegurança alimentar, além de baixa estima e exclusão social. No espaço escolar as hortas atendem às necessidades nutricionais da merenda escolar, promovendo a reeducação alimentar das crianças e jovens, tornando-se um laboratório vivo para implementar o currículo. Espera assim contemplar as três dimensões do conteúdo, estimulando a transversalidade a interdisciplinaridade e o projeto ecopolíticopedagógico das instituições públicas de ensino.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.