Ocorrência de Ninhos de Abelhas sem Ferrão (Hymenoptera, Apoidea) em Centros Urbanos e Áreas Rurais do Pólo Petrolina (PE) - Juazeiro (BA)
PDF

Palavras-chave

abelhas nativas
meliponíneos
nidificação.

Como Citar

Ribeiro, M. de F., Rodrigues, F., & Fernandes, N. (2009). Ocorrência de Ninhos de Abelhas sem Ferrão (Hymenoptera, Apoidea) em Centros Urbanos e Áreas Rurais do Pólo Petrolina (PE) - Juazeiro (BA). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9284

Resumo

O estudo teve por objetivo comparar a ocorrência de ninhos de abelhas sem ferrão em centros urbanos e rurais de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Foram observadas árvores em ruas, parques e praças, e nas áreas rurais. Os ninhos foram registrados com GPS, e espécies de abelhas e plantas anotadas. Foram encontrados 16 ninhos de 3 espécies de abelhas em Petrolina, em duas espécies vegetais. Em Juazeiro foram registrados 4 ninhos de 2 espécies, em 2 espécies vegetais. Também foram encontrados 2 ninhos em muros. Embora um grande número de árvores tenha sido investigado nas duas cidades (533 e 485), encontramos baixíssima incidência de ninhos (2,81% e 0,82%). Isso pode ser explicado pela escassez de árvores com ocos para nidificação das abelhas. Quanto às áreas rurais, foram encontrados 243 ninhos de nove espécies de abelhas distribuídos em treze espécies vegetais. Sugere-se que em futuros planos de arborização das cidades sejam inseridas árvores que forneçam ocos para as abelhas nidificarem.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.