Elaboração da Cartilha Educativa de Plantas Medicinais: Um Guia para o Uso Racional e Sustentável da Biodiversidade
PDF

Palavras-chave

Horta medicinal
ensino fundamental
NUPPLAMED

Como Citar

Maurer, J. B. B., Macleod, S. G., Beraldo, A. A., & Zawadzki-Baggio, S. F. (2009). Elaboração da Cartilha Educativa de Plantas Medicinais: Um Guia para o Uso Racional e Sustentável da Biodiversidade. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9283

Resumo

Esta experiência foi desenvolvida com alunos do Colégio Estadual Paulina P. Borsari, em Curitiba, PR. O objetivo principal do trabalho foi coletar as informações sobre as propriedades e o cultivo agroecológico de plantas medicinais para elaboração de uma cartilha educativa. As plantas medicinais incluidas na cartilha foram selecionadas a partir da pesquisa dos alunos com seus familiares sobre o conhecimento e utilização destas. A pesquisa revelou que 64% dos entrevistados tinham conhecimento sobre as plantas medicinais. No total, 73 diferentes espécies vegetais foram citadas na pesquisa e destacamos aqui as 10 mais citadas. Com relação ao cultivo, estão descritas as etapas para estabelecimento da horta medicinal. Utilizando uma abordagem integrada entre o conhecimento popular e científico sobre plantas medicinais, foram realizadas várias atividades contribuindo com a melhoria da qualidade do saber e de vida do público-alvo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.