Serviços Ambientais e a Produção de Leite sob Pastoreio Voisin na Agricultura Familiar: Ativos Ambientais que Devem ser Considerados
PDF

Palavras-chave

serviços ambientais
agricultura familiar
sustentabilidade
Pastoreio Voisin.

Como Citar

Maurer, F. G., Schmitt F, A. L., Farley, J., Alves, J. P., Oldra, A., & Francisco, F. (2009). Serviços Ambientais e a Produção de Leite sob Pastoreio Voisin na Agricultura Familiar: Ativos Ambientais que Devem ser Considerados. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9278

Resumo

Ativos ambientais são os bens/serviços usados/adquiridos que geram a preservação e/ou recuperação do meio ambiente. Neste estudo foi avaliada a magnitude dos serviços ambientais advindos da implantação da produção de leite sob Pastoreio Voisin. A pesquisa foi realizada no sul de SC, onde 15% dos produtores ‘Voisinistas’ dos laticínios DaRolt e DellaVita foram submetidos a uma entrevista estruturada, com o objetivo de avaliar a magnitude dos serviços ambientais advindos da implantação do Pastoreio Voisin. Nas entrevistas constatou-se que 24% dos agricultores utilizava herbicida em toda a área Atualmente nenhum produtor usa agrotóxicos em toda área. Para 84% dos agricultores o solo ficou bem coberto quando manejado rotativamente. Para 82% o solo ficou mais resistente a seca e com maior teor de matéria orgânica. A capacidade de suporte aumentou para 94% deles, e 92% consideram que houve um substancial aumento da venda do leite. A silagem era o principal volumoso em 45% das propriedade, hoje é em 16%. Estas mudanças geram invariavelmente serviços ambientais a serem dimensionados e contabilizados.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.