A Importância da Resistência e Organização Comunitária Diante dos Desafios da Sustentabilidade Agroecológica em Russas, Ceará.
PDF

Palavras-chave

alternativas
agronegócio
comunidades.

Como Citar

Braga, L. de Q. V. (2009). A Importância da Resistência e Organização Comunitária Diante dos Desafios da Sustentabilidade Agroecológica em Russas, Ceará. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9277

Resumo

Este trabalho trata-se de um estudo empírico de natureza qualitativa que versa sobre os desafios da sustentabilidade no contexto da expansão do agronegócio no semi-árido cearense, especificamente em quatro comunidades agrícolas do município de Russas. Através da metodologia da observação participante, observou-se a importância da organização comunitária e sua resistência no histórico de lutas e conquistas em parceria com várias entidades locais. Observa-se alternativas ao desenvolvimento em território em expansão da fruticultura de exportação no Vale do Jaguaribe a partir da participação e fortalecimento comunitário.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.