Modelo Produtivo Ecoquintal Lucrativo- Uma Alternativa sustentável Para Agricultura Familiar.
PDF

Palavras-chave

Produção diversificada
Sustentabilidade
Segurança Alimentar.

Como Citar

Rozário, I. L. M., Rozário, M. C. . M., Medeiros, J. S. de, & Arnaiz, J. M. C. (2009). Modelo Produtivo Ecoquintal Lucrativo- Uma Alternativa sustentável Para Agricultura Familiar. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9271

Resumo

O sistema de produção do Ecoquintal Lucrativo consiste em um modelo que integra a produção de hortaliças, fruticultura e a criação de animais dentro de um manejo que viabiliza a sua exploração do ponto de vista econômico, social e ambiental. Tal sistema teve sua eficiência comprovada em uma área de 30x100m no assentamento chamado Cinturão Verde, na zona Rural da Cidade de São Luís - MA, onde há mais de um ano (início em 2006) uma família vem desenvolvendo o modelo de produção diversificada. Observou-se que, no inicio, era apenas mais uma forma de minimizar os custos de sua casa, mas, com o tempo, o sistema tornou-se a principal fonte de renda da família que hoje tira seu sustento do quintal com um faturamento anual em torno de R$ 14.089,05. Este modelo produtivo está sendo ampliado para mais 13 famílias na comunidade do Calembi, também na zona rural de São Luís.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.