Pesquisa-ação para Construção do Conhecimento Agroecológico em Sistemas de Produção Familiar na Comunidade Boa Esperança – Itacoatiara/AM.
PDF

Palavras-chave

agricultura familiar
pesquisa participativa
cartografia social.

Como Citar

Noda, S. do N., Noda, E. A. do N., Lourenço, F. de S., Mendonça, M. S. P., Costa, D. L., & Kawakami, C. Y. (2009). Pesquisa-ação para Construção do Conhecimento Agroecológico em Sistemas de Produção Familiar na Comunidade Boa Esperança – Itacoatiara/AM. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9268

Resumo

Apesar da existência de um acervo de conhecimentos técnico-científicos sobre a Agricultura Familiar no Estado do Amazonas, observa-se que os conhecimentos gerados estão institucionalmente desarticulados e de difícil acesso aos agricultores. Tal situação tem levado a fracassos nas políticas públicas e na utilização de sistemas agrícolas ecologicamente inadequados às condições da região. Este trabalho pretende relatar a experiência do Projeto Pesquisa Participativa e Transferência de Tecnologias em Sistemas de Produção Familiar, (Particip), o qual integra um projeto estruturante congregando as instituições UFAM, UEA, INPA e EMBRAPA, atuando junto a agricultores familiares em municípios do entorno da capital amazonense. Para o levantamento das percepções ambientais dos agricultores familiares filiados à Reata em Itacoatiara, na Comunidade Boa Esperança, foi utilizado como instrumento a confecção de mapas ambientais, a partir da abordagem da cartografia social. Foram levantadas informações sobre a organização social, econômica e ambiental.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.