Agroecologia e Processamento de Alimentos: Uma Perspectiva para Assentamentos Rurais
PDF

Palavras-chave

Agricultura Familiar
Agroecologia
Processamento de Alimentos

Como Citar

Neto, W. M., & Aier de Oliveira, J. T. (2009). Agroecologia e Processamento de Alimentos: Uma Perspectiva para Assentamentos Rurais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9266

Resumo

A Agroeocologia e os estudos sociológicos sobre a Agricultura Familiar têm estreitado laços nos últimos anos e aproximado seus campos teóricos na busca de tornar mais profunda e sistêmica a discussão sobre a construção de um paradigma mais sustentável para o Desenvolvimento Rural. Neste contexto o presente trabalho estuda especificamente a questão do processamento e transformação de alimentos, caracterizando essa forma de produzir dentro do assentamento de reforma agrária Fazenda Ipanema (SP), buscando entender com esta dinâmica pode se compor dentro do campo da Agroecologia e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável do assentamento e das famílias assentadas. Para tal utilizou-se, dentro do campo da pesquisa social, as entrevistas não estruturadas aplicadas à família, e também acompanhamento de reuniões de coletivos e grupos dentro do assentamento na perspectiva da observação participante. Pôde-se verificar, então, vários princípios da Agroecologia na forma de processamento de alimentos encontrada no assentamento, que trazem elementos que muito têm a contribuir com o processamento de alimentos como parte integrante da dinâmica de um novo paradigma sustentável para o campo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.