Recuperação da Fertilidade do Solo no Sistema Orgânico de Produção em Quitandinha-Pr.

Palavras-chave

Salso
Fósforo e Beldroega.

Como Citar

Assis, O. (2009). Recuperação da Fertilidade do Solo no Sistema Orgânico de Produção em Quitandinha-Pr. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9262

Resumo

A presente experiência foi desenvolvida na Região Metropolitana Sul de Curitiba, no município de Quitandinha, na comunidade do Salso, ás margens da BR-116 em direção à Rio Negro. O manejo iniciou-se em 2002, com o objetivo de tornar produtiva uma área degradada pela erosão, com baixos níveis de produção. As práticas de correção de solo foram planejadas apartir dos resultados da análise de solo realizada em 2001, com a aplicação de métodos de manejo, como a marcação de curvas de nível, cultivo de plantas melhoradoras de solo, plantio em nível e aplicação de matéria orgânica animal e vegetal. Ao longo de cinco anos, obteve-se expressivas elevações quantitativas nos principais elementos, tais como: Fósforo, Potássio e Saturação de Bases; observou-se a emergência de espécies indicadoras de alta fertilidade, como Serralha (Sonchus oleraceus L.), Beldroega (Portulaca oleracea L.) e Rubim (Leonurus sibiricus L.); bem como ótimas produtividades em diferentes culturas.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.