Efeito da Autoclavagem, Congelamento e Adição de Antioxidante na Atividade Antifúngica do Extrato de Eucalyptus Citriodora
PDF

Como Citar

Franzener, G., Moura, G. S., Müller, S., Meinerz, C. C., Stangarlin, J. R., & Schwan-Estrada, K. R. F. (2009). Efeito da Autoclavagem, Congelamento e Adição de Antioxidante na Atividade Antifúngica do Extrato de Eucalyptus Citriodora. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9261

Resumo

Extratos de plantas apresentam compostos que tem demonstrado potencial para controle de doenças em plantas. Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de antioxidante (vitamina C 0,5%), da autoclavagem e do congelamento do extrato aquoso de Eucalyptus citriodora em sua atividade antifúngica sobre Colletotrichum lagenarium. O ensaio foi realizado em placa de teste de Elisa onde cada poçinho recebeu 40 μL do tratamento e 40 μL de suspensão de esporos de C. lagenarium. Foram avaliadas a germinação de esporos, formação de apressórios e o tamanho dos tubos germinativos. A vitamina C mostrou efeito fungitóxico. A autoclavagem tendeu a potencializar a atividade antifúngica. Poucas alterações foram provocadas pelo congelamento. Houve inibição dos parâmetros avaliados pelos tratamentos contendo extrato, indicando atividade antifúngica mostrando alternativa no manejo desta doença onde e a adoção de critérios de preparo e conservação podem potencializar o efeito.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.