Efeito do Agroecossistema de Plantio Direto na Palha de Leguminosas em Aléias sobre a Qualidade Física de um Argissolo do Trópico Úmido
PDF

Palavras-chave

Cobertura do solo
Reciclagem de nutrientes
Indicadores físicos do solo.

Como Citar

Leite, R. R., Moraes, A. C., & Moura, E. G. (2009). Efeito do Agroecossistema de Plantio Direto na Palha de Leguminosas em Aléias sobre a Qualidade Física de um Argissolo do Trópico Úmido. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9255

Resumo

A pesquisa objetivou avaliar o efeito do plantio direto na palha de leguminosas em aléias sobre a qualidade física do solo e identificar a melhor combinação de resíduos de diferentes leguminosas. O experimento foi conduzido em um Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico, combinando espécies de leguminosas de alta (Leucaena leucocephala - L e Cajanus cajan - G) e de baixa qualidade de resíduos (Clitoria fairchildiana - S e Acacia mangium - A) nos seguintes tratamentos: (S + G); (L + G); (A + G); (S + L), (L + A) e (Controle), utilizando delineamento experimental de blocos casualizados de seis tratamentos e quatro repetições. Avaliou-se capacidade de aeração e taxa de infiltração de água no solo, peso médio de espigas e peso de 100 grãos do milho. A combinação L + A apresentou-se eficiente na proteção do solo, reciclagem de nutrientes e produção de milho. A aplicação dos resíduos modificou o ambiente radicular pelo aumento da capacidade de aeração e da capacidade de retenção de água do solo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.