"Cortar pra Quê?" A Sensibilização de Comunidades Rurais no Entorno das Unidades de Conservação do Litoral Paranaense Sobre a Despolpa do Açaí de Juçara
PDF

Palavras-chave

agroecologia
manejo sustentável
segurança alimentar

Como Citar

Zanatta, R. A. F., Ferreira, M. R., & Zanatta, O. A. (2009). "Cortar pra Quê?" A Sensibilização de Comunidades Rurais no Entorno das Unidades de Conservação do Litoral Paranaense Sobre a Despolpa do Açaí de Juçara. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9250

Resumo

A demanda de um manejo sustentável do Palmito Juçara (Euterpe edulis) e a recente popularização da despolpa dos frutos de Juçara como ‘Açaí’ no Sul e Sudeste Brasileiros, somados a carência de informação das comunidades rurais do entorno de Unidades de Conservação no litoral Paranaense, possibilitaram a realização oficinas para a sensibilização e popularização da proposta. Este relato de experiência tem como objetivo descrever a elaboração e o desenvolvimento destas oficinas no período de um ano (junho/2008 a junho/2009, em andamento), visando e obtendo como resultado melhorias na segurança alimentar, no manejo sustentável da espécie estudada e divulgação desta alternativa de renda como incentivo à Agricultura Familiar. A prática das oficinas ocorreu nos meses em que há maturação dos frutos, ou seja, de março a setembro. Foram escolhidos os municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, tendo como público-alvo comunidades rurais, além de professores e estudantes da UFPR.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.