O Jovem Rural Conquistando o Seu Espaço: Um [re]olhar sobre as Questões Sociais
PDF

Palavras-chave

Juventude Rural

Como Citar

Redin, E. (2009). O Jovem Rural Conquistando o Seu Espaço: Um [re]olhar sobre as Questões Sociais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9246

Resumo

Quando as discussões destacam o meio rural no seu marco sucessório, percebe-se a importância do jovem. O objetivo é analisar o processo de organização dos jovens no meio rural por meio de sua associação. Para tanto, entrevistou-se 47 jovens rurais do município de Arroio do Tigre/RS, ligado a associação da juventude rural. Verificou-se a identidade do jovem rural, sua valorização perante a sociedade e a influência da associação na permanência deste no campo. Outrora, constataram algumas dificuldades enfrentadas perante o meio em que se inserem, mas que apesar disso, preferem permanecer pelo autoconsumo, tranqüilidade, liberdade e as atividades diversas que desenvolvem. As dificuldades tendem a se minimizar pela sua organização e maior acesso as informações. A associação da juventude rural de Arroio do Tigre tem papel importante na permanência, valorização e desenvolvimento do jovem em seu processo de sucessão familiar e permanência no campo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.