Uma Capina Garante a Produção de Milho, Porém Não Reduz o Banco de Sementes de Plantas Espontâneas
PDF

Palavras-chave

mato
matéria seca
agroecologia.

Como Citar

Almeida Biguzzi, F., Khatounian, C. A., Venturini, G., & Grespan, D. (2009). Uma Capina Garante a Produção de Milho, Porém Não Reduz o Banco de Sementes de Plantas Espontâneas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9241

Resumo

A competição entre a vegetação espontânea e as plantas cultivadas é um importante fator limitante da produção. Em produção orgânica o controle do mato costuma ser o item mais oneroso no custo de produção nas culturas de grãos. Nesse trabalho foi avaliado o efeito de uma segunda capina na produção de milho. Foram locadas dezoito parcelas pareadas numa área de produção orgânica em Piracicaba – SP. O rendimento de milho esteve ao redor de 3800 Kg/ha, não havendo diferença entre uma e duas capinas. No entanto, a produção da biomassa do mato foi significativamente maior nas parcelas com uma única capina, o que faz supor uma maior produção de sementes e, portanto, infestação mais severa nas safras seguintes.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.