Efeito de Diferentes Plantas de Cobertura do Solo Sobre Alguns Atributos do Solo em Sistema de Produção Orgânico
PDF

Palavras-chave

plantas de cobertura
densidade do solo
porosidade
estrutura do solo

Como Citar

Alves Moreira, J. A., Alves de Aguiar, R., & Didonet, A. (2009). Efeito de Diferentes Plantas de Cobertura do Solo Sobre Alguns Atributos do Solo em Sistema de Produção Orgânico. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9238

Resumo

Foi avaliado o efeito de diferentes plantas de cobertura de solo sobre os atributos físicos de Latossolo Vermelho em sistema de produção orgânico, utilizando o preparo convencional do solo. Foram utilizadas a mucuna preta, crotalária juncea, guandu-anão, sorgo vassoura e um tratamento com vegetação espontânea (pousio). Foram analisados os atributos físicos do solo e seu estado de agregação nas camadas de 0-10 cm, 10-20 cm e 20-30 cm de profundidade e, determinado o índice S para a camada 0-30 cm. Para a porosidade total, microporosidade e densidade do solo não foram observadas diferenças significativas entre as profundidades para as diferentes plantas de cobertura. Para o índice S observou-se para todos os tratamentos valores próximos a 0,035. A porcentagem de agregados com diâmetro maior que 2 mm e o diâmetro médio ponderado dos agregados foram maiores no tratamento sorgo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.