Caracterização dos sistemas produtores de leite visando à redução de insumos externos no Sudoeste do Paraná
PDF

Palavras-chave

Sudoeste do Paraná
Tipologia de sistemas agrícolas
Fluxos de fertilidade
Leite a pasto
Pastoreio rotacionado

Como Citar

Retière, M. I. H., & Khatounian, C. A. (2009). Caracterização dos sistemas produtores de leite visando à redução de insumos externos no Sudoeste do Paraná. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9235

Resumo

A produção leiteira tem se expandido nos sistemas de agricultura familiar no Sudoeste do Paraná sobre sistemas anteriormente centrados na produção de grãos, nos quais os bovinos eram utilizados para tração e para o de leite de consumo doméstico. Na conversão para a produção comercial de leite tem havido uma crescente dependência de insumos externos, sem um reordenamento territorial e do manejo da fertilidade do sistema. Nesse trabalho, caracterizou-se o estado atual desses sistemas visando a reduzir essa dependência de insumos externos. Realizaram-se levantamentos a campo junto às propriedades, a partir dos quais se procedeu a um estudo sistêmico. Nesse estudo, revelaram-se críticos o manejo das pastagens e a gestão dos fluxos de fertilidade. Concluiu-se que a redução na dependência de insumos externos está na formação dos agricultores nas áreas de alimentação de rebanhos leiteiros comerciais, de organização do sistema forrageiro e de manejo da composição do plantel leiteiro.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.