Substituição da Adubação Nitrogenada por Dejeto Suíno na Cultura do Milheto
PDF

Palavras-chave

adubação orgânica
matéria seca
nitrogênio

Como Citar

Dalazen Castagnara, D., Bellon, P. P., Mondardo, D., Meinerz, C. C., Oliveira, P. S. R., Neres, M. A., & Mesquita, E. E. (2009). Substituição da Adubação Nitrogenada por Dejeto Suíno na Cultura do Milheto. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9215

Resumo

Estudou-se a substituição da fertilização com nitrogênio mineral por nitrogênio orgânico oriundo de dejeto líquido suíno na produção de MS da cultura do milheto para a geração de informações que viabilizem a redução dos custos com a adubação de pastagens e a disposição final adequada desse resíduo suinícola. O experimento foi instalado e conduzido em casa de vegetação sob delineamento estatístico inteiramente casualizado, com seis doses de N (0; 30; 60; 90; 120 e 150 kg ha-1) e quatro repetições. A semeadura foi realizada manualmente em vasos plásticos com capacidade para 4 L, tendo como substrato para crescimento solo argiloso. A aplicação dos tratamentos e as avaliações foram realizadas aos 10 e 40 dias após a emergência, respectivamente. Houve efeito significativo das doses de N sobre a produção de MS da parte aérea, de folhas e de colmos com resposta quadrática às doses de N. A utilização do N orgânico elevou a produção de MS da parte aérea até a dose de 106 kg ha-1 de N.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.