A Pesquisa e Desenvolvimento sob Enfoque Agroecológico na Embrapa Agropecuária Oeste: um Processo em Construção
PDF

Palavras-chave

processos agroecológicos
pesquisa participativa
agricultura familiar

Como Citar

Parron Padovan, M., de Sá Motta, I., Sagrilo, E., Silveira Armando, M., Sedrez Rangel, M. A., Artemio Urchei, M., Carlos Hernani, L., & Neoob de Carvalho Castro, K. (2009). A Pesquisa e Desenvolvimento sob Enfoque Agroecológico na Embrapa Agropecuária Oeste: um Processo em Construção. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9204

Resumo

Os trabalhos de P&D na Embrapa Agropecuária Oeste voltados à Agroecologia iniciaram-se em 2005, a partir de demandas apresentadas pelas organizações dos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul. As atividades de P&D são pautadas, predominantemente, em metodologias participativas, porém são desenvolvidos trabalhos orientados por metodologias convencionais. Nesse período, ações de pesquisa vêm sendo desenvolvidas, a partir de arranjos internos e interinstitucionais, bem como em redes locais de P&D, no âmbito de MS e interestaduais. Nesse contexto, destacam-se algumas parcerias: organizações de agricultores familiares, incluindo-se movimentos sociais, instituição de extensão rural, outras unidades da Embrapa e universidades. Alguns resultados já obtidos são a reprodução de arranjos agroecológicos pelos agricultores, conduzidos em ações participativas de P&D e indicações preliminares de espécies de adubos verdes e espécies arbóreas nativas para SAFs, ambos para diferentes ecorregiões de MS.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.