Potencialidades dos Recursos Naturais da Várzea para Adubação Orgânica na Agricultura em Comunidades Tradicionais na Região do Paraná de Parintins – AM
PDF

Palavras-chave

Diversidade
Práticas promissoras
agricultura mais sustentável

Como Citar

Xisto, G. J. (2009). Potencialidades dos Recursos Naturais da Várzea para Adubação Orgânica na Agricultura em Comunidades Tradicionais na Região do Paraná de Parintins – AM. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9194

Resumo

A várzea é uma área bastante produtiva devido aos sedimentos deixados pelas águas durante a vazante dos rios, por isso os recursos naturais são tão diversificados, principalmente no que se refere a flora. Esses recursos possuem um alto potencial para servirem de matéria prima na adubação orgânica. O presente trabalho objetivou avaliar as práticas de adubação orgânica promissoras, buscando identificar recursos naturais disponíveis com potencial para adubação numa comunidade de várzea do Paraná de Parintins. Os resultados demonstram que na várzea há práticas de adubação bastante promissoras e existe uma grande variedade de espécies frutíferas e leguminosas oriundas do cacaual antigo, áreas de capoeira e SAFs. A identificação e divulgação das práticas de adubação mais promissoras tornam possível fortalecer o processo de transição agroecológica nas comunidades de várzea e assim contribuir para uma agricultura mais sustentável no município.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.