Saberes e práticas relacionadas ao manejo da diversidade agrícola e biológica no litoral norte do Rio Grande do Sul
PDF

Palavras-chave

Mata Atlântica no RS
agrobiodiversidade
agricultura familiar

Como Citar

Bassi, J. B., Terme, C. M., Ramos, M. O., da Luz, L. F., De Carli, A. P., & Kubo, R. R. (2009). Saberes e práticas relacionadas ao manejo da diversidade agrícola e biológica no litoral norte do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9186

Resumo

Apresentamos os resultados parciais de um trabalho de documentação realizado com agricultores familiares na região de Maquiné. O município se estende entre as encostas atlânticas e a planície costeira do RS, acompanhando o rio de mesmo nome. Propomos a descrição dos sistemas agrícolas locais, ressaltando as dimensões do tempo vivido, dos tempos contados e dos lugares transformados. Região de reconhecida diversidade biológica, estando inserida na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (UNESCO, 1993), buscamos ao longo deste trabalho de pesquisa e documentação, iniciado em 2008, estudar as perspectivas dos agricultores sobre os significados desta diversidade, a partir da etnobiologia. Abordamos aqui a proposta de elaboração de um calendário agrícola e do mato, construído a partir de desenhos e do registro fotográfico de práticas locais, gerando um material de valorização e difusão dos conhecimentos locais e ao mesmo tempo um instrumento metodológico.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.