Investigação do Potencial Sustentável de Combinações de Leguminosas em Aléias para o Uso em Solos Tropicais
PDF

Palavras-chave

aléias
indicadores químicos
sustentabilidade

Como Citar

Santos, A. W., Costa, N. N., Silva, R. R., Correa, B. C., Machado, K. K., & Moura, E. G. (2009). Investigação do Potencial Sustentável de Combinações de Leguminosas em Aléias para o Uso em Solos Tropicais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9181

Resumo

O trabalho teve o objetivo de avaliar o efeito em um sistema em aléias localizado em São Luís (MA), do uso de quatro leguminosas selecionadas em trabalhos anteriores, sobre os indicadores químicos da qualidade do solo e a produtividade da mandioca em 2008. Os tratamentos foram: sombreiro + guandu; leucena + guandu; acácia + guandu; sombreiro + leucena; leucena + acácia e testemunha em blocos ao acaso com parcelas subdivididas e quatro repetições. Trabalhou-se na profundidade do solo de 0-5, 5-10, 10-15, 15-20 e 20-40 cm. O fornecimento de resíduos de leguminosas demonstrou resultados satisfatórios para o cálcio, nas camadas superficiais influenciando SB, CTC e V%, mas não eficiente para Mg, P e K sugerindo o uso de adubação complementar, para garantir a sustentabilidade do sistema. O cultivo da mandioca da cultivar Amapá com espaçamento de 1,20 x 1,50 m em aléias de leguminosas resultou em aumento de sua produtividade em relação ao cultivo solteiro.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.