Substituição da Adubação Nitrogenada por Dejeto Suíno na Cultura da Aveia
PDF

Palavras-chave

Adubação orgânica
matéria seca
nitrogênio

Como Citar

Meinerz, C. C., Mondardo, D., Castagnara, D. D., Bellon, P. P., Oliveira, P. S. R., Neres, M. A., & Deminicis, B. B. (2009). Substituição da Adubação Nitrogenada por Dejeto Suíno na Cultura da Aveia. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9180

Resumo

Estudou-se a substituição da adubação nitrogenada mineral pela aplicação de dejeto líquido suíno na produção de MS da aveia preta comum (Avena strigosa Schreb). O estudo foi desenvolvido em condições de campo, sob delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente casualizado, com seis doses de N (0; 13; 26; 39; 52 e 65 kg ha-1 que equivaleram a 0; 10; 20; 30; 40 e 50 m3 ha-1 de dejeto líquido suíno, respectivamente) e quatro repetições. A cultura da aveia foi implantada mecanicamente em julho de 2008 e 15 dias após a semeadura foi realizada a aplicação manual dos tratamentos. As avaliações foram realizadas aos 70 dias após a semeadura. Não houve efeito significativo das doses de N estudadas sobre a produção de MS total da parte aérea, de folhas e de colmos. A aplicação de doses de dejeto líquido suíno até 50 m3 ha-1 não promoveu incrementos significativos na produção de matéria seca total, de folhas e de colmos da aveia preta no primeiro ano de avaliação, na região Oeste do Paraná.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.