Impactos da Transição Agroecológica em Assentamentos de Reforma Agrária

Palavras-chave

avaliação de impacto
transição agroecológica
reforma agrária

Como Citar

Almeida, V. E. S. de A. V., Freitas, V. M. T., Tavares, M. S. de O. C., França, R. M., & Santos, L. G. dos. (2009). Impactos da Transição Agroecológica em Assentamentos de Reforma Agrária. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9169

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar os impactos do processo de transição agroecológica num assentamento de reforma agrária. Para isso usou-se “Sistema Base para Avaliação e Eco-certificação de Atividades Rurais (Eco-cert.Rural) englobando um total de 125 componentes, agrupados em sete aspectos e duas dimensões: “Desempenho ecológico” e “Desempenho socioambiental”. Os resultado obtidos demonstraram que o processo de transição agroecológica em curso no local tem proporcionado um grande impacto positivo no ambiente e na qualidade de vida das famílias que o adotaram, destacando-se, dentre outros a qualidade do ambiente e sua biodiversidade, a melhoria da renda e segurança alimentar e a inclusão dos trabalhadores num sistema solidário de comercialização de produtos agroecológicos.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.