Alterações no Sistema de Produção de Famílias Afetadas por Empreendimento Hidrelétrico: caso do Reassentamento Rural Buriti - Piabanha, São Salvador do Tocantins – TO – Brasil
PDF

Palavras-chave

Sistema produtivo
Agricultura Familiar
Reassentamentos

Como Citar

dos Santos, L. B., Chagas, J. F. R., Silveira, M. C. A., Tschoeke, P. H., & Leite Bernadelli, P. J. (2009). Alterações no Sistema de Produção de Famílias Afetadas por Empreendimento Hidrelétrico: caso do Reassentamento Rural Buriti - Piabanha, São Salvador do Tocantins – TO – Brasil. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9165

Resumo

A construção de usinas hidrelétricas obriga um grande número de famílias a se transferir para outros locais, além dos impactos sócio-econômicos, causa grandes mudanças no modo de plantar dos agricultores. O trabalho tem como objetivo caracterizar os sistemas de produção dos agricultores atingidos pela construção da Usina Hidrelétrica Peixe Angical, na região sul do Estado do Tocantins. O estudo foi realizado no reassentamento Buriti-Piabanha localizado no município de São Salvador do Tocantins –TO, com 14 famílias. A metodologia foi baseada em entrevistas individuais com questionários estruturados. A relocação das famílias não foi suficiente para alterar o objetivo de seu sistema produtivo, nem sua forma de produção.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.