Programa Biodiesel do Ceará (PBC) e a Transição Agroecológica dos Agricultores Familiares Cearenses
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
Agricultura Familiar
CombustÍvel fóssil

Como Citar

Vieira, M. C. P. V., & Vieira, S. F. V. (2009). Programa Biodiesel do Ceará (PBC) e a Transição Agroecológica dos Agricultores Familiares Cearenses. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9154

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a transição agroecológica, com a inserção dos agricultores familiares cearenses na cadeia produtiva do biodiesel, no Programa Biodiesel do Ceará (PBC). A agricultura familiar requer políticas públicas articuladas para a inclusão social dos agricultores e a reconstrução dos sistemas de produção e alimentação centrados na biodiversidade, nos cultivos locais, nos saberes técnico, científico e popular, sem o uso de agroquímicos agravantes a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, e a produção de combustível não fóssil, limpo e renovável. A pesquisa ocorreu em nove municípios do Ceará. Os dados referem-se ao uso do solo, tipo de plantio, fitossanidade, práticas de conservação e perfil dos agricultores. A transição agroecológica esta sendo praticada pelos agricultores do PBC. Os resultados mostram que a transição agroecologica no PBC, vem se afirmando com a agricultura familiar no Estado, destronando o poderio da “Revolução Verde’’.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.