Uma Proposta Diferenciada de Formação de Extensionistas Rurais: A Experiência do 1° Curso de Aperfeiçoamento por Alternância em Agroecologia para Técnicos Agropecuários de Nível Médio da Região Amazônica
PDF

Palavras-chave

assistência técnica e extensão rural
formação de extensionistas
PNATER
educação a distância

Como Citar

de Almeida Aguiar, M. V. (2009). Uma Proposta Diferenciada de Formação de Extensionistas Rurais: A Experiência do 1° Curso de Aperfeiçoamento por Alternância em Agroecologia para Técnicos Agropecuários de Nível Médio da Região Amazônica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9149

Resumo

Este artigo apresenta a experiência do Ministério do Desenvolvimento Agrário de formação de agentes de Ater de nível médio que atuam junto aos agricultores familiares da região Amazônica. Foi realizado um curso de aperfeiçoamento em Agroecologia com uma matriz metodológica baseada no regime de alternância e em competências mobilizadoras de saberes relativos à sustentabilidade dos sistemas de produção. Foram organizados módulos a distância e presenciais, com uma carga horária de 130 horas. Os temas trabalhados foram definidos à partir da problematização socioeconômica e ambiental da atividade agropecuária e extrativa convencionais na Amazônia e a busca de alternativas sustentáveis para a agricultura familiar. Atingiu-se um número significativo de extensionistas que normalmente não tem condições de participar de cursos de média duração e pode-se trabalhar aspectos de uma Ater agroecológica à partir dos princípios da Política Nacional de Ater.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.