Grupo de Compras Coletivas de Produtos Orgânicos e Ecológicos de Cascavel, Paraná
PDF

Palavras-chave

Economia solidária
Consumo responsável
Consumo coletivo

Como Citar

Gonçalves, T. R. Z., Gnoato, C. de J., & Marques, L. R. F. (2009). Grupo de Compras Coletivas de Produtos Orgânicos e Ecológicos de Cascavel, Paraná. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9146

Resumo

Com a intenção de experimentar a economia solidária e atender uma demanda por alimentos orgânicos e/ou ecológicos no município de Cascavel, no Oeste do Paraná, se estruturou o Grupo de Compras Coletivas de Produtos Orgânicos e Ecológicos nesta cidade. Desde o início das atividades, em 2007, o grupo buscou organizar processos de comercialização direta de alimentos produzidos na região através de mobilização urbana (formação do grupo de consumidores) e contatos com produtores e cooperativas. Funcionando em auto-gestão e sem fins lucrativos, o grupo realiza compras mensais de produtos alimentícios como farináceas, cereais, legumes, frutas, verduras, além de lácteos e outros agroindustrializados, diretamente de um grupo de produtores ecológicos organizados. O aperfeiçoamento das práticas é constante e o volume de produtos comprados é crescente a cada mês. Os maiores desafios residem nos hábitos de comodismo dos consumidores e na organização e comprometimento dos consumidores/produtores/fornecedores.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.