O Potencial do Ora-pro-nobis na Diversificação da Produção Agrícola Familiar
PDF

Palavras-chave

Pereskia
hortaliça não-convencional
alternativa de renda
agricultura familiar.

Como Citar

Souza, M. R. de M., Correa, E. J. A., Guimarães, G., & Pereira, P. R. G. (2009). O Potencial do Ora-pro-nobis na Diversificação da Produção Agrícola Familiar. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9145

Resumo

O ora-pro-nobis (Pereskia aculeata Mill.) é uma planta de origem tropical de uso popular como alimento e medicinal, objeto de interesse na indústria alimentícia e farmacológica nos últimos anos, pelo alto teor de proteínas, lisina e mucilagem que apresenta. É uma planta de fácil reprodução e cultivo, por sua rusticidade, principalmente resistência a déficit hídrico, o que ressalta seu valor como hortaliça folhosa de reserva para os períodos em que há carência de outras folhosas, nas regiões mais quentes do Brasil. O objetivo desse trabalho é ressaltar, a partir de dados encontrados na literatura, a importância econômica e social dessa cultura como alternativa para diversificação na agricultura familiar, considerando mercados diferenciados bem como subsidiar estudos agronômicos atualmente escassos que possam ampliar seu uso e divulgação, os quais poderão qualificar e viabilizar sua produção em nível comercial, como também justificar o seu resgate no âmbito das culturas tradicionais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.