Barragem Subterrânea e sua Influência no Redesenho de Agroecossistemas no Agreste Paraibano
PDF

Palavras-chave

agricultura familiar
redesenhando sistemas produtivos
sustentabilidade.

Como Citar

Moura Moreira, M., Barbosa Ferreira, G., Sonia Lopes da Silva, M., Herbênia Lima Cruz, M., & Camêlo da Rocha, J. (2009). Barragem Subterrânea e sua Influência no Redesenho de Agroecossistemas no Agreste Paraibano. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9144

Resumo

A barragem subterrânea surgiu no cenário do semiárido nordestino como uma alternativa tecnológica capaz de reinventar e viabilizar uma nova forma de captação, armazenamento e distribuição das águas das chuvas no tempo e no espaço. O objetivo deste trabalho foi analisar os impactos gerados pela BS nos agroecossistemas de duas unidades produtivas familiares, localizadas nos municípios de Solânea e Lagoa Seca, no Estado paraibano. Vale destacar que procurou-se compreender, através deste estudo de casos, como se dá, dentro das unidades produtivas, a estreita relação que as barragens criaram com os demais subsistemas. O resultado final mostrou que a BS pode ser mais um componente nos sistemas de produção, capaz de gerar mudanças como a adoção de novas práticas agrícolas, introdução de novas espécies frutíferas, além do aumento do número de produtos comercializáveis e autonomia dos agricultores que passaram a decidir o que produzir como produzir, o que consumir e a quem vender.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.