Levantamento Florístico do Componente Arbustivo-Arbóreo de uma Área de Mata Ciliar do Arroio do Monjolo, Guarapuava-PR
PDF

Palavras-chave

fitossociologia
remanescente florestal
diversidade florestal

Como Citar

Machado, D., Cordeiro, J., & Andrade, F. J. (2009). Levantamento Florístico do Componente Arbustivo-Arbóreo de uma Área de Mata Ciliar do Arroio do Monjolo, Guarapuava-PR. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9133

Resumo

A mata ciliar é de grande importância para o ecossistema onde se encontra, pois possui grande diversidade na sua composição, resultante da característica heterogênea do ambiente à qual está associada. O objetivo do trabalho foi o levantamento do componente arbustivo-arbóreo de um remanescente preservado de mata ciliar do Arroio do Monjolo, Distrito de Guairacá, em Guarapuava-PR. O levantamento foi realizado por meio de coletas quinzenais, entre julho/2007 e junho/2008. Coletaram-se todos os exemplares floridos, com diâmetro mínimo de 15 cm. As amostras registradas foram enviadas ao Museu Botânico de Curitiba para identificação. Foram encontradas 29 espécies, pertencentes a 24 gêneros e 17 famílias. Quanto à riqueza, as famílias mais representativas foram Myrtaceae e Symplocaceae, com 5 e 3 espécies. As espécies ocorrentes são típicas de áreas ciliares da Floresta Ombrófila Mista, ressaltando-se a importância da preservação desse ambiente para a conservação da biodiversidade do bioma.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.