O “Velho Moderno” e o “Novo Arcaico”: a Relação Sociedade-Natureza sob o Prisma Multidimensional da Agroecologia
PDF

Palavras-chave

Interdisciplinaridade
Metodologia
Reflexiva

Como Citar

Rabello de Castro Centelhas, J. P. J. (2009). O “Velho Moderno” e o “Novo Arcaico”: a Relação Sociedade-Natureza sob o Prisma Multidimensional da Agroecologia. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9131

Resumo

Este trabalho cuida de discutir o modelo de organização técnico-produtivo da monocultura agro-exportadora, bem como a sua antítese fundada na agroecologia. Os questionamentos sobre as duas esferas se fundamentam sobre uma discussão teórico-metodológica que busca agregar à literatura conceitual da agroecologia ferramentas teóricas da Física, da Biologia e da Teoria dos Sistemas Abertos. A síntese da discussão se organiza em torno do método crítico da geografia, sistematizando os problemas correlatos à espoliação do trabalho e à sua divisão territorial com a fragmentação do espaço e a subseqüente relação sociedade-natureza estabelecida.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.