Uma Experiência de Formação de Jovens Camponeses (as) em Manejo Ecológico de Pragas de Plantas Alimentícias
PDF

Palavras-chave

Formação
Manejo
Controle Agroecológico

Como Citar

Santana, D. M., Vieira, A. M. T. de S., Wanderley, M. J. A., & Araujo, A. E. de. (2009). Uma Experiência de Formação de Jovens Camponeses (as) em Manejo Ecológico de Pragas de Plantas Alimentícias. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9123

Resumo

O trabalho foi desenvolvido dentro de uma formação de multiplicadores de desenvolvimento rural sustentável, onde foram ministrados cursos com enfoque agroecológico, direcionados a jovens agricultores. No curso Manejo Ecológico de Pragas e Plantas Alimentícias foi mostrada a importância do equilíbrio biológico nos agroecossistemas. Neste sentido, envolvemos temas referentes ao reconhecimento de inimigos naturais de pragas das principais plantas alimentícias cultivadas, utilização de controle agroecológico, enfoque as principais doenças das plantas e os danos causados pelas pragas às culturas. Outras alternativas de manejo ecológico ainda foram citadas como a utilização de óleos essenciais, extratos vegetais e plantas repelentes no controle de pragas, rotação e consorciação de culturas e manejo de solo. O curso foi realizado na Universidade Federal da Paraíba, Campus III Bananeiras-PB, financiado pelo CNPq, e teve a duração de 16 horas no período de 27 a 28 de abril de 2009.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.