Plantas de destaque na dieta de Tetragonisca angustula (Hymenoptera: Meliponina) em diferentes fragmentos de Mata Atlântica
PDF

Palavras-chave

abelhas sem ferrão
ecologia
meliponicultura

Como Citar

Braga, J. A., Lorenzon, M. C. A., Conde, M. M. S., Soares Neto, J., Barth, O. M., & Sales, Érika O. (2009). Plantas de destaque na dieta de Tetragonisca angustula (Hymenoptera: Meliponina) em diferentes fragmentos de Mata Atlântica. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9120

Resumo

Nos ecossistemas tropicais, as abelhas nativas desempenham papel importante para a manutenção das comunidades de plantas e animais através da polinização. Tetragonisca angustula se destaca por permitir sua criação de forma racional. Este trabalho realizou um inventário das espécies vegetais visitadas por T. angustula, em diferentes fragmentos de Mata Atlântica. Foram acompanhadas as plantas visitadas por T. angustula através de observação direta, assim como foram realizadas coletas de pólen de cargas corbiculares de operárias. Através da observação direta Asteraceae se mostrou como a família vegetal mais atrativa, já nas amostras obtidas através de cargas corbiculares Ulmaceae e Meliaceae foram as mais representativas. A Ilha Grande apresentou maior número de espécies vegetais visitadas. Nas diferentes localidades estudadas há variação na preferência e na presença de espécies florais, destas Albertina brasiliensis Spreng. se apresentou como a mais atrativa em relação ao número de visitas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.