Projeto Sol Nascente: Construindo a Agroecologia em Assentamentos de Reforma Agrária no Norte de Minas.
PDF

Palavras-chave

agroecologia
reforma agrária
sustentável

Como Citar

Marcatti, A. A., Pereira, W. A., Santos, R. F., Marcatti, B. A., Alvarenga, A. C., & Rocha, G. P. (2009). Projeto Sol Nascente: Construindo a Agroecologia em Assentamentos de Reforma Agrária no Norte de Minas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9119

Resumo

O Projeto Sol Nascente surge em 2006 a partir das necessidades apresentadas pelos trabalhadores rurais sem-terra. Em 2007 foi beneficiado pela elaboração e aprovação parcial do Projeto Apoio ao Desenvolvimento Sustentável nas áreas de Reforma Agrária do Estado de Minas Gerais junto ao Governo de Navarro. A experiência construiu uma forma de intervenção participativa que propõe a interação entre os estudantes do Núcleo de Agricultura Sustentável do Cerrado-NASCer e os 3 assentamentos: Sol Nascente, localizado em Capitão Enéas constituído por 29 famílias; Estrela do Norte, localizado em Montes Claros constituído por 31 famílias e Darcy Ribeiro, localizado no município de Capitão Enéas formado por 25 famílias, além de beneficiar outros assentamentos e pré-assentamentos localizados na região. O objetivo é a construção e fortalecimento dos processos organizativos e produtivos da agroecologia, garantindo a soberania alimentar e hídrica das famílias em áreas de reforma agrária.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.