M.Ã.E.-Mutirão de Agricultura Ecológica: semeando a construção do conhecimento de base agroecológica na universidade

Palavras-chave

Geografia
Agroecologia
Construção do conhecimento

Como Citar

Azevedo, R. S. R., Santos, A. P., Ribeiro, I. C., Coelho, P. V., Graça, P. V., pasini, isabela, & Silva, U. C. (2009). M.Ã.E.-Mutirão de Agricultura Ecológica: semeando a construção do conhecimento de base agroecológica na universidade. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9115

Resumo

A proposta do trabalho é mostrar através da experiência do M.Ã.E - Mutirão de Agricultura Ecológica – como o grupo vem construindo o pensamento agroecológico, desenvolvendo um trabalho de ensino-pesquisa-extensão/comunicação na universidade, inserindo o debate da agroecologia no meio acadêmico, dialogando e valorizando os saberes e experiências tradicionais presentes no Estado do Rio de Janeiro. Esse trabalho se estrutura com base nas vivências do grupo e os eixos abordados serão: histórico e apresentação do grupo; o diálogo prática/teoria; agroecologia; mutirão; atividades pedagógicas; inserção nas redes de agroecologia. Os objetivos e resultados se baseiam na vivência do grupo, portanto possuem um caráter qualitativo, destacando-se: a estruturação do Laboratório Agroflorestal da Aroeira; a realização de diversas atividades pedagógicas na universidade; construção da identidade de um grupo de agroecologia; a difusão do pensamento agroecológico.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.