Qualidade Física De Sementes, Espigas E Sabugos De Diferentes Variedades De Milho Crioulo
PDF

Palavras-chave

sementes crioulas
controle de qualidade
qualidade física.

Como Citar

Platão, G. P. R. G., Brandão, D. J., Silva, N. C., Dourado, E. R., Silva, M. T., Santos, G. B., Brandão, A. A., Neves, J. M. G., & da Silva, H. P. (2009). Qualidade Física De Sementes, Espigas E Sabugos De Diferentes Variedades De Milho Crioulo. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9114

Resumo

O objetivo desse trabalho foi de buscar a otimização do potencial das variedades na região e auxiliar agricultores e técnicos na escolha das variedades mais adaptadas. Sementes de 20 variedades de milho submetidas ao Ensaio Nacional de Milho Crioulo passaram pelos testes de peneira, massa de mil sementes e grau de umidade ao passo que as espigas e sabugos tiveram seus diâmetros, comprimentos e pesos analisados visando a caracterização física dos mesmos. Os dados foram submetidos à analise de variância e as médias comparadas pelo teste Scott-Knott (5%). Os dados mostraram que não houve diferença estatística entre os graus de umidade das sementes das 20 variedades, sendo que a média das umidades ficou próxima de 12,5%. Quanto aos demais parâmetros físicos avaliados houve diferença significativa. Para a massa de mil sementes, as variedades Palha Roxa com 32,6g e Eldorado com 33,8g se destacaram, enquanto que Aliança com 26,6g, Caiano ES com 26,5g e BR473 com 25,1g apresentaram os menores desempenhos. As variedades BR473 e Caiano 60 apresentaram 15,5cm e 10,5cm para comprimento das espigas, respectivamente. O diâmetro de espigas variou de 25,9cm (Fortaleza) a 42,1cm (Grão de Ouro). Já o peso das espigas, peso dos sabugos e peso das sementes variaram de 54,2g, 10,7g e 48,2g para variedade Branco Morgado a 112,8g, 21,4g e 99,9g para variedade BR 106. O menor diâmetro de espigas foi de 19,7cm para variedade BR da Várzea e o maior de 29,4cm para variedade Eldorado.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.