Produção de Abacaxi no Núcleo 5 do Assentamento Zumbi dos Palmares em São Francisco do Itabapoana-RJ
PDF

Palavras-chave

transição agroecológica
agrofloresta
itinerário técnico
insumos externos industriais

Como Citar

Oliveira, L. J. C. C., Rosa, A. C. M., Ferreira, M. S., & Costa, V. B. (2009). Produção de Abacaxi no Núcleo 5 do Assentamento Zumbi dos Palmares em São Francisco do Itabapoana-RJ. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9113

Resumo

O abacaxi é hoje a principal cultura (relacionado à renda) do núcleo cinco do assentamento Zumbi dos Palmares. Contudo, é uma atividade que se sustenta dentro dos moldes do modelo convencional de agricultura. Ou seja, é todo alicerçado numa lógica de utilização de agrotóxicos e de fertilizantes de síntese química, onde se tem a crença de que sem esses produtos não é possível produzir. Assim, o objeto do trabalho é a prática adotada na cultura. Os objetivos específicos são identificar essas práticas e propor um sistema de plantio alternativo. Verificou-se realmente que há uma dependência de insumos industriais externos na cultura e a prática adotada é danosa ao ambiente e as famílias. Tal prática mantém-se por uma necessidade do mercado em obter frutos bonitos, porém não tão saudáveis. Assim, é necessário um redesenho do sistema onde se prima pelos princípios agroecológicos e da agrofloresta.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.