CRESCIMENTO E PRODUTIVIDADE DE ALFACE (Lactuca sativa L.) SOB DIFERENTES POTÊNCIAS DO PREPARADO HOMEOPÁTICO DA FARINHA DE ROCHA MB-4
PDF

Palavras-chave

homeopatia
farinha de rocha MB-4
Lactuca sativa L.

Como Citar

Krainer José, W. R., & Ossman Orozco Cuéllar, J. (2009). CRESCIMENTO E PRODUTIVIDADE DE ALFACE (Lactuca sativa L.) SOB DIFERENTES POTÊNCIAS DO PREPARADO HOMEOPÁTICO DA FARINHA DE ROCHA MB-4. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9110

Resumo

Foi avaliado o efeito de soluções homeopáticas da farinha de rocha MB-4 no crescimento e produtividade de alface (Lactuca sativa L.). Os tratamentos consistiram nas aplicações, em intervalos de sete dias, destas soluções nas dinamizações: D4, CH12 e CH30, e água destilada como testemunha. As variáveis estudadas foram: número de folhas; comprimento do sistema radicular; massa verde da parte aérea e do sistema radicular; massa seca da parte aérea e do sistema radicular. O delineamento experimental foi o de Blocos ao Acaso com quatro repetições e a comparação entre as médias realizada através do teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. As soluções homeopáticas da farinha de rocha MB-4 não mostraram influência no crescimento e produtividade de plantas de alface. É fundamental analisar diferentes dinamizações e culturas, assim como, outras variáveis que permitam identificar modificações morfológicas e fisiológicas no metabolismo primário e secundário, e a resposta a estresses ambientais. Palavras-chave: homeopatia, farinha de rocha MB-4, Lactuca sativa L.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.