Recursos Vegetais de Uso Tradicional para Diversificação de Agroecossistemas em Minas Gerais
PDF

Palavras-chave

Biodiversidade
Minas Gerais
Recursos Naturais
Conhecimento Tradicional.

Como Citar

Correa, E. J. A., Souza, M. R. M., de Lima, P. C., & Moura, W. de M. (2009). Recursos Vegetais de Uso Tradicional para Diversificação de Agroecossistemas em Minas Gerais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9108

Resumo

A biodiversidade é uma das maiores riquezas do planeta, e, entretanto, é a menos reconhecida como tal. Considerando essa riqueza potencial e serviços ambientais que proporciona aos sistemas agroecológicos, vê-se a necessidade de criar uma base de conhecimentos sobre os benefícios econômicos proporcionados pela biodiversidade visando desenvolvimento sustentado. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar o potencial de uso de espécies vegetais em Minas Gerais, a partir de levantamentos bibliográficos e a construção de um banco de dados. Foram levantados estudos científicos etnobotânicos em diversas áreas de Minas Gerais. Dezesseis artigos selecionados fornecem listas de espécies e seu uso tradicional associado. Foram citadas 429 espécies vegetais, podendo constatar a necessidade de mais levantamentos que possam estabelecer critérios para identificar valores para a biodiversidade, o conhecimento das espécies e proporcionar a diversificação da produção agro-familiar.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.