Produção de Fitomassa, Acúmulo de Nutrientes em Leguminosas Arbustivas, no Município de Turmalina-MG.
PDF

Palavras-chave

Ciclagem
sustentabilidade
adubação verde

Como Citar

Borges Teodoro, R., Luiz de Oliveira, F., Natal da Silva, D. M., & Fávero, C. (2009). Produção de Fitomassa, Acúmulo de Nutrientes em Leguminosas Arbustivas, no Município de Turmalina-MG. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9105

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho de três leguminosas arbustivas quanto à produção de fitomassa e acúmulo de macronutrientes durante o ciclo vegetativo, na região do Vale do Jequitinhonha. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualisados com 4 repetições e 3 tratamentos: Crotalaria juncea, Crotalaria spectabilis e Cajanus cajan. Dentre as espécies, a C. juncea se destacou produzindo 40,83 e 14,70 Mg ha -1 de fitomassa verde e seca, e os valores totais aportados de 565,96 kg N ha -1, 29,61 kg P ha -1 e 179,75 kg K ha -1. A C. spectabilis e C. cajan também apresentaram potencialidades para o uso na adubação verde para região. Com relação ao material senescente depositado pelas espécies durante o experimento percebeu-se que este contribui com valores expressivos quanto aos nutrientes acumulados por essas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.