PRODUÇÃO DE MUDAS DE BRÓCOLIS EM DIFERENTES SUBSTRATOS ALTERNATIVOS
PDF

Palavras-chave

Produção de mudas
Substratos.

Como Citar

Moreira, S., de Campos Oliveira, A., C. Pereira, D., R. Soares, L., A. de Mendonça Costa, L., José da Silva, M., Ribeiro, M., Sarolli S. de M. Costa, M., & H. Monteiro, V. (2009). PRODUÇÃO DE MUDAS DE BRÓCOLIS EM DIFERENTES SUBSTRATOS ALTERNATIVOS. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9096

Resumo

A preocupação com o cultivo de plantas de boa qualidade e que propiciem ao agricultor a utilização de materiais existentes na propriedade, vem sendo cada vez mais difundida em diversos estudos e pesquisas. O objetivo desse trabalho foi avaliar diferentes substratos constituídos de materiais alternativos e compará-los com o substrato comercial mais usado pelos produtores (Plantmax), na formação e desenvolvimento de mudas de brócolis. As determinações realizadas foram: comprimento de raiz (CR), comprimento de parte aérea (CPA), massa seca parte aérea (MSPA), massa seca raiz (MSR), diâmetro do caule (DC) e numero de folhas (NF). O delineamento utilizado foi de blocos casualizados com quatro repetições. De uma maneira geral, todos os substratos alternativos avaliados apresentaram resultados melhores do que o substrato comercial para todas as variáveis avaliadas, comprovando a eficiência destes na produção de mudas de qualidade, principalmente no sistema orgânico de produção tanto aos vinte dias como aos trinta dias depois do plantio.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.