Sistemas de Produção de Leite e Qualidade do Produto Final na Agricultura Familiar
PDF

Palavras-chave

agricultura familiar
produção de leite
qualidade do leite
Pastoreio Voisin

Como Citar

Cordioli, E., Oldra, A., & Schmitt F., A. L. (2009). Sistemas de Produção de Leite e Qualidade do Produto Final na Agricultura Familiar. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9094

Resumo

Considerando a importância de melhorias no manejo para garantir a qualidade do leite, e conseqüentemente a competitividade dos pequenos produtores familiares, buscou-se neste trabalho caracterizar os sistemas de produção de leite e identificar as possíveis estratégias para a obtenção de um produto final de melhor qualidade. A infra-estrutura e o manejo de foram caracterizados através de entrevistas estruturadas e análise dos dados de qualidade do leite. A amostra foi composta por 9 % dos fornecedores do Laticínio DaRolt, Tubarão SC. Observou-se que os diferentes sistemas de produção e manejos geram melhorias substanciais nas taxas de CBT e CCS, sendo que o Pastoreio Voisin está relacionado a um produto final de melhor qualidade. Os animais que são primeiro ordenhados e depois alimentados apresentaram uma taxa menor de CBT. Os dois sistemas que utilizam o papel toalha após a lavagem dos tetos obtiveram menor taxa de CBT. Ocorreu um grande decréscimo no CBT das unidades produtoras que utilizam água em temperatura alta para limpeza dos equipamentos, e realizaram a regulagem no vácuo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.