Germinação de Sementes de Bidens pilosa Submetido a Preparados Homeopáticos de Bidens pilosa
PDF

Como Citar

Martinazzo Portz, T., Müller, S. F., Meinerz, C. C., & Franzener, G. (2009). Germinação de Sementes de Bidens pilosa Submetido a Preparados Homeopáticos de Bidens pilosa. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9091

Resumo

O controle de plantas daninhas no sistema agroecológico representa um dos principais entraves para a expansão das áreas de cultivo alternativo. Assim, este trabalho teve como objetivo verificar os efeitos de preparados homeopáticos de picão-preto na germinação deste em laboratório. Foram utilizadas as Centesimal Hahnemanniana 6, 9, 12, 15, 18 e 30, além das testemunhas água e etanol, com cinco repetições. Em cada placa de Petri foram dispostas sobre papel germitest 25 sementes desinfestadas. Por placa aplicou-se 5 ml de solução obtida pela diluição de 10 gotas de homeopatia em 1 litro de água. As placas foram mantidas em BOD a 25°C e fotoperíodo de 12 horas. As avaliações foram realizadas diariamente através da contagem de sementes germinadas durante sete dias. Observou-se inicialmente que no tratamento com água houve maior germinação que nos tratamentos CH12, 15 e 18. Entretanto, ao final das avaliações, não houve diferença entre os tratamentos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.