Produção e Rendimento de Soja Hortaliça Cultivada em Diferentes Substratos Orgânicos
PDF

Palavras-chave

Glycine max (L.) Merrill
consumo in natura
grão imaturo

Como Citar

Machado, G. da S., da Cruz, T. V., Almeida, J. de, Ferreira, G. F., Silva, F. da, & Peixoto, C. P. (2009). Produção e Rendimento de Soja Hortaliça Cultivada em Diferentes Substratos Orgânicos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9086

Resumo

Objetivando avaliar substratos orgânicos para o cultivo de soja-verde, através do desempenho produtivo do genótipo BR 94, cultivado em diferentes substratos orgânico, realizou-se o presente experimento em condições de casa de vegetação, na área experimental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com quatro tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram os seguintes: solo (testemunha), solo+composto orgânico, solo+esterco de bovinos e solo+esterco de ovinos. A proporção utilizada de composto e esterco foi de 40%. Cada unidade experimental foi representada por cinco plantas. Foram avaliados os componentes de produção da planta (número total de vagens, número total de grãos e a massa de 100 grãos). Pelos resultados, conclui-se que o esterco de ovinos foi o que apresentou resultados mais favoráveis para a maioria das variáveis avaliadas, diferindo estatisticamente do esterco bovino e sendo superior a testemunha.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.