Agricultura Orgânica na Região do Vale do Taquari/RS: análise da diferença de preços entre produtos orgânicos e convencionais na cadeia produtiva de hortaliças
PDF

Palavras-chave

agricultura orgânica
agroecologia
hortaliças orgânicas
cadeia produtiva
preços dos produtos orgânicos

Como Citar

Schultz, G., & Görgen, J. (2009). Agricultura Orgânica na Região do Vale do Taquari/RS: análise da diferença de preços entre produtos orgânicos e convencionais na cadeia produtiva de hortaliças. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9084

Resumo

Os produtos orgânicos são considerados diferenciados no mercado, possuindo, geralmente, preços mais altos para os consumidores. Entretanto, as tecnologias de produção orgânica, em função da não utilização de diversos insumos químicos, podem proporcionar custos mais baixos. Diante dessa constatação apresenta-se a seguinte questão de pesquisa: quais os motivos das diferenças de preços entre produtos orgânicos e convencionais? Realizou-se coleta mensal de preços de hortaliças orgânicas e convencionais, entre os meses de junho de 2008 e fevereiro de 2009, em supermercados localizados em municípios da Região do Vale do Taquari. As diferenças de preços entre produtos orgânicos e convencionais se justificam, fundamentalmente, devido a utilização de insumos orgânicos certificados e a certificação da produção, resultando, em média, em diferenças de preços de 165% e de margens de comercialização de 50%.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.