Plano de Ação em Agroecologia para a Extensão Rural Oficial do Paraná - BR, uma Experiência do Instituto EMATER
PDF

Palavras-chave

desenvolvimento rural sustentável
ecodesenvolvimento
políticas públicas

Como Citar

Lizarelli, P. H., Pires, R. A. R., Mertz, U. T., Reis, J. de R., & Cunha, F. A. de G. da. (2009). Plano de Ação em Agroecologia para a Extensão Rural Oficial do Paraná - BR, uma Experiência do Instituto EMATER. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9074

Resumo

Por iniciativa do Instituto EMATER do Paraná-BR, em 2007, criou-se um Grupo de Estudos e Trabalhos em Agroecologia, denominado GEAE, com a finalidade de discutir propostas e elaborar um plano estratégico de ações de médio prazo (2008-2011), objetivando contribuir na busca do desenvolvimento rural sustentável, através da ação extensionista baseada nos princípios da Agroecologia. O plano foi estruturado tendo como base quatro eixos principais: a reestruturação das ações no Instituto a partir da disseminação dos conceitos e princípios da Agroecologia; a geração e validação de tecnologias a partir de metodologias participativas, unindo pesquisa, extensão e agricultores; a assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares ecológicos e suas organizações e, a promoção de eventos, divulgação e publicação dos trabalhos desenvolvidos com foco em Agroecologia. Em junho de 2009, foi institucionalizada a área de Agroecologia no Instituto EMATER.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.