Agricultura Orgânica na Região do Vale do Taquari/RS: análise da estrutura de coordenação e gerenciamento da cadeia produtiva de hortaliças orgânicas
PDF

Palavras-chave

agricultura orgânica
cadeia produtiva
coordenação e gerenciamento da cadeia de suprimentos
agroecologia
hortaliças orgânicas.

Como Citar

Schultz, G., Barden, J., Berrá, L., Wiebusch, F., & Görgen, J. (2009). Agricultura Orgânica na Região do Vale do Taquari/RS: análise da estrutura de coordenação e gerenciamento da cadeia produtiva de hortaliças orgânicas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9061

Resumo

O presente artigo aborda a emergência de um segmento de mercado dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável, a partir de um novo conceito de agricultura, denominada de orgânica. Tem-se como objetivo analisar a capacidade da estrutura de coordenação e gerenciamento da cadeia produtiva hortaliças orgânicas da Região do Vale do Taquari em atender de forma adequada às demandas do mercado. Os referenciais teóricos utilizados dizem respeito à abordagem sobre as Cadeias Produtivas, à Teoria Institucional, ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. A abordagem de pesquisa é qualitativa e o método utilizado é o estudo de caso. Para o levantamento das informações junto às organizações foram utilizadas fontes primárias, tais como entrevistas e documentos. Os resultados desta pesquisa confirmam a relação existente entre a capacidade da estrutura de coordenação e gerenciamento da cadeia produtiva e o atendimento adequado às demandas do mercado.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.