Conversão Agroecológica de Hortas e Pomares: um Processo de Aprendizagem Pela Prática de Agricultores e Agricultoras na Região Semi-árida Brasileira
PDF

Palavras-chave

Agricultura
Formação
Experimentação.

Como Citar

Azevedo, M. A., & Santiago, F. (2009). Conversão Agroecológica de Hortas e Pomares: um Processo de Aprendizagem Pela Prática de Agricultores e Agricultoras na Região Semi-árida Brasileira. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9060

Resumo

Desde outubro de 2008 o Projeto Dom Helder Camara1 vem desenvolvendo a metodologia de Formação pela Experimentação com hortas e pomares no Sertão do Cariri/PB e no Sertão do Apodi/RN. Esta ação está sendo realizada com famílias agricultoras, tendo como critério principal para a participação, o fato de já trabalharem com a produção de hortaliças e frutas em estágio de substituição de insumos convencionais por insumos alternativos. O objetivo do trabalho é estimular a conversão agroecológica em áreas de produção irrigada de hortaliças e frutas, fortalecendo o mercado local de feiras agroecológicas. A estratégia pedagógica central é a formação pela prática, aliada à reflexão. É a partir da experimentação, contextualizada no cotidiano, que o aprendizado é potencializado.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.