Utilização de Microorganismos Eficazes no Preparo da Compostagem
PDF

Palavras-chave

adubação orgânica
dejetos animais
resíduos
esterco ovino e bovino

Como Citar

Vicentini, L. S., Carvalho, K., & Richter, A. S. (2009). Utilização de Microorganismos Eficazes no Preparo da Compostagem. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9048

Resumo

A utilização de microorganismos benéficos no preparo da compostagem pode gerar uma maior concentração de nutrientes e fazer com que o processo seja mais rápido e eficaz. O trabalho teve como objetivo comparar o preparo da compostagem na presença e na ausência de microorganismos eficientes. O trabalho foi realizado no CPRA, em Pinhais, PR. Foi montada uma pilha no dia 13/10/2008, com a aplicação do EM durante o processo de preparação. A pilha foi composta por uma camada de língua de vaca, duas camadas de esterco de gado com silagem, três camadas de palhada, quatro camadas de esterco de ovinos com cama, três camadas de resíduo de quintal, duas camadas de silagem e 540 l de EM. Os resultados foram coletados no dia 23/04/2009. O experimento foi constituído de dois tratamentos (com e sem E.M), com 20 repetições cada. Analisando-se a quantidade de minhocas encontradas, a média do tratamento com EM foi significativamente maior. O tratamento com EM também foi visivelmente melhor.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.